05 agosto, 2010

[:] IMPERDÍVEL: "Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas".

"O Café Filosófico CPFL receberá em agosto o comunicador e jornalista Marcelo Tas, para ancorar e comandar a série de encontros que terão como tema o "Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas". Os eventos acontecerão às sextas-feiras de agosto, às 19h, na CPFL Cultura, em Campinas, com transmissão ao vivo no site www.cpflcultura.com.br/aovivo.




Programação:
Série: Mundo virtual: relações humanas, demasiado humanas.
Curadoria: Marcelo Tas
 Com Marcelo Tas

Cada vez mais, nossas relações são mediadas por ferramentas digitais: a política, a educação, as relações sociais e amorosas, os negócios. O mundo vive cada vez mais on-line, trocando informação numa rede em tempo real. Somos a geração que testemunha e é cobaia de uma importante transição tecnológica: do analógico para o digital. É um tempo de aceleração de velocidade e variedade na publicação das informações e do conhecimento compartilhado, onde cada um pode ser o autor de sua obra fictícia ou não. Como confiar e conviver no caldo cultural gerado por tantas possibilidades e ruídos? Quais os nós dramáticos desta história? Estamos diante de uma nova renascença ou diante do fim da picada?


13/8 - Navegar no Caos 
Com Jorge Mautner e presença de Marcelo Tas

Um recorte filosófico da comunicação através da história: do nascimento da civilização, através do alfabeto, do comércio e das navegações ao Twitter. A cibernética pode nos levar em direção a um mundo onde predomina a criação e o humanismo? Qual a contribuição do Brasil, e sua mistura de raças e contradições, nesse era de caos digital?


20/8 - A Era da Busca: oráculos digitais 
Com Martha Gabriel e presença de Marcelo Tas

Qual a importância da busca na vida humana? Como a crescente utilização dos ambientes digitais online, tanto móveis quanto desktop, interferem na orientação do que buscamos? Questões sobre privacidade, controle, poder, são abordados, mostrando a influência que os buscadores digitais (Google, Yahoo, etc.) exercem sobre o cotidiano das pessoas e a sociedade, funcionando como verdadeiros oráculos. Os oráculos digitais.

27/8 - Liberdade para os BITs 
Com Ronaldo Lemos e presença de Marcelo Tas

Em pauta, o impacto da tecnologia em universos distintos, do Sillicon Valley às periferias globais. Neste contexto, por meio da música e das transformações da mídia e da indústria cultural, quais as tendências para um futuro próximo? É viável sonharmos com a organização, justiça e aprendizado de navegar bem no caos?


Serviço - Café Filosófico CPFLDatas: sextas-feiras de agosto
Horário: a partir das 19h
Local:
 cpfl cultura - Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632 - Chácara Primavera - Campinas
Participação: Gratuita, por ordem de chegada a partir das 18h.Classificação: 14 anos Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000.

Nenhum comentário: