25 julho, 2012

[:] ARIANO SUASSUNA - AULA-ESPETÁCULO "A ORALIDADE NA CULTURA BRASILEIRA"

Ontem tive o privilégio de assistir uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna "A Oralidade na Cultura Brasileira" .

Estou até agora tentando encontrar palavras para descrever a emoção que senti. E ainda sinto. Não só por se tratar de um dos grandes nomes importante na literatura brasileira, mas porque é um dos meus escritores favoritos. Ouvi-lo dizer as preciosidades que disse ontem, assim ao vivo e colorido, foi demais! 



A pouco tempo atrás, numa aula no Brincante vimos um vídeo onde Ariano falava sobre o teatro indígena e alguns aspectos muito interessantes da cultura popular brasileira. Isso me tocou profundamente e desde que comecei a conhecer mais a cultura popular, tenho lido seus trabalhos e caminhado por trilhas que me levam a ele. Portanto, estava ansiosa para essa aula-espetáculo. E foi muito boa. Ariano nos convidou a refletir sobre oralidade brasileira, cultura popular e literatura. A sua simpatia e bom humor, simplesmente encantam. 

Ariano disse muitas coisas interessantes e que provocam o nosso pensar. Deixo aqui alguns recortes de sua fala para refletirmos juntos:  

“Arte nova e arte velha não existe. O que existe é arte boa e arte ruim. A arte boa é contemporânea e será eterna, fica aí para nossos netos” 

“Existe uma diferença entre sucesso e êxito. Sendo que sucesso pode ser algo que é muito conhecido mas não tem conteúdo, e êxito pode ser algo de muito conteúdo mas pouco conhecido”.

"A literatura nasce na oralidade, o que marca a oralidade nos romanos, nordestinos, nos egípcios, são as personagens. A estrutura psíquica, a personalidade e a sua função na história. Pois são as forças impulsionadoras do discurso que permanecerá o diálogo. O diálogo é o eixo do texto de oralidade."


Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

== ==