01 março, 2015

[:] EDUCAR É CONTAGIANTE! Uma trajetória.

Querido visitante,

Este blog é destinado aos educadores que estão dispostos a exercer seu papel de agente transformador da sociedade, fazendo da educação e da arte importantes ferramentas na luta contra as desigualdades sociais.

A ideia primária do "Projeto Educar é Contagiante", é ter um ponto de encontro para partilha de reflexões, para compartilhamento informações que acrescentem nossa formação, ou seja, uma ponte para o diálogo, troca de ideias e ações coletivas.

Por motivos diversos, acontece de em alguns momentos nos sentirmos sozinhos em nossa jornada como educadores, seja nas unidades escolares e espaços educativos em que atuamos ou nos momentos em que paramos para refletir sobre nossa trajetória, o que já tentamos e onde queremos chegar.
As demandas do cotidiano nas práticas educativas são muitas e também complexas, tornando difícil manter o entusiasmo sempre. Sendo assim, é importante o encontro com parceiros cujas ideias e ideais são semelhantes ou iguais ao nossos. Para que possamos somar, crescer e fortalecer nossas bases e continuar na luta. A carreira no magistério não é fácil, é uma vida de luta diária, do micro ao macro, lutamos por uma aula melhor, uma escola melhor, uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. Trata-se de uma luta árdua e diária. Foi pensando em tudo isso, que esse blog nasceu.

 E de onde vem o "Educar é Contagiante"?

Bem, senta que lá vem história...

Desde de 2007/ 2008, quando eu ainda estava na faculdade, venho tentando fazer esse projeto de blog/ponte/ liga/roda de conversa, acontecer. A ideia surgiu a partir da imensa insatisfação que eu sentia com aulas de "Práticas de Ensino" na facul, cuja proposta pedagógica contemplada no currículo acadêmico estava longe de ser transformadora. E eu não sabia exatamente porquê mas na minha cachola, educação tem que ser uma prática transformadora e todo aquele monte de boboseira sobre burocracia escolar que nos era passado não tinha nada de prático e muito menos de transformador. Sério, era uma coisa surreal os assuntos abordados neste disciplina, óbvio que o que era colocado ali era muito mais a visão limitada da professora em questão do que o propósito mesmo da disciplina, mas enfim, não rolou.

Ao conversar com outros colegas percebi que essa insatisfação não era somente minha, então surgiu a ideia do blog para trocas de ideias e compartilhamento de informações relacionadas à educação. Foi difícil conseguir parceiros, pois apesar das angústias coletivas cada um tinha seus interesses e projetos pessoais e  escrever para um blog dá trabalho e toma tempo. Mesmo assim, alguns colegas entraram para o projeto e contribuíram muito!! Desde a publicação de posts à encontros presenciais com ideias e trocas riquíssimas. Durante o período em que estávsmos todos na faculdade, o "Projeto Educar é Contagiante" fluiu bem e foi muito interessante as trocas e vivências com cada pessoa que somou e contibui com essa ideia.

 A vontade de atuar de forma transformadora em sala de aula triplicou quando participamos de um Curso de Formação em Educação Popular, oferecido pelos alunos do DAMAC (Diretório Acadêmico Mackenzie) em parceria com o Instituto Paulo Freire. Pessoas incríveis de falas inspiradoras como Júnior Pacheco (Instituto Paulo Freire) e Márcio Farias (Estudante de Pedagogia- Makenzie), conseguiram nos contagiar e nos apontar caminhos absolutamente possíveis para o tipo de educação em que acreditamos. A última aula sobre projetos e sistematização foi incrível. Saímos de lá muito empolgados e o nosso projeto que já estava germinando ganhou corpo e forma. E a partir daí nos colocamos o desafio de concretizar algumas ações, inclusive de tentar levar para a faculdade o nosso Projeto Educar é Contagiante! e organizar rodas de conversas com os estudantes das outras licenciaturas, para termos trocas e reflexões mais aprofundadas sobre educação e tals.

Mas infelizmente nessa iniciativa não obtivemos êxito, a visão da faculdade particular em que estudávamos não estava alinhada com o que nós estudantes contagiados pelo bichinnho da educação progressista e transformadora estávamos buscando, então continuamos seguindo nossos estudos aprofundados sozinhos. Afinal, depois do Curso de Educação Popular que fizemos, ficou ainda mais claro que é preciso uma conscientização mais profunda dos estudantes de cursos de licenciatura, para que eles saiam da faculdade conscientes de seu papel de agente transformador da sociedade e mais preparados tanto para enfrentar os desafios do cotiadiano escolar, que são muitos, assim como do magistério como um todo.

Depois da faculdade veio dura realidade da vida de professor...

Apesar de toda a vontade de transformação de todos educadores que somaram com esse projeto, nem todos puderam continuar a caminhada aqui. Cada um com seus motivos pessoais, foram partindo e buscando outros caminhos. Bem, eu fiquei! Afinal foi da minha cachola que saiu a ideia de criar um projeto, um blog e tals. Senti que seria minha missão continuar ao menos com o blog e ir organizando ações na medida do possível. Muita coisa aconteceu desde a época da faculdade e pelo projeto ter tomado um novo rumo, muitos posts antigos que traziam questões pertinentes à aquele momento inical foram retirados. Mantive apenas aquilo que ainda é pulsante e tangente para nossas reflexões atuais.

Hoje em dia uso este espaço aqui no blog para compartilhar minhas experiencias e reflexões como educadora. Obviamente a porta estará sempre aberta para o retorno e retomada das parcerias.
E aproveito para deixar aqui aqui o convite aos educadores que simpatizam com as ideias colocadas e queiram de alguma forma contribuir, participar e dialogar. O Projeto Educar é Contagiante! é acima de tudo um agito em constante transformação e que está na luta por uma educação de qualidade, igualitária e popular para todos e todas!

Bora somar!

Um forte abraço.

Karina Guedes
Sonhadora de nascência, professora por opção. ;-)


Contato: paulofreirar@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

== ==