30 setembro, 2010

[:] CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES POPULARES





Simplesmente intenso e transformador! Este curso foi muito, muito bom!
Tentarei compartilhar um pouco do que nós (Integrantes do Projeto Educar é Contagiante!) vivenciamos nesse último mês.


A intenção dos organizadores do curso foi instrumentalizar estudantes que tenham alguma atuação em suas comunidades, movimentos sociais, ONGs, pastorais sociais e outras instituições da sociedade civil, com a concepção teórico-metodológico da educação popular crítica.

Na assessoria pedagógica, Júnior Pacheco, Mestrando em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Bacharelado e Licenciatura em História pela PUC-SP e Bacharelado em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Possui experiência em educação popular, formação política, metodologia freiriana, projetos de metodologia participativa, formação em organizações populares, projetos de democracia participativa, projetos vinculados à extensão universitária (formação de educadores populares), educação informal e trabalhou junto ao Instituto Paulo Freire.

Esse curso foi uma experiência extremamente gratificante, uma vez que no currículo da Licenciatura em Letras, temos pouco espaço para o estudo da obra de Paulo Freire, o que considero uma pena. Acredito que o estudo da vida e obra de Paulo Freire deveria ser uma disciplina na grade curricular. Simples assim.

O educador Junior Pacheco demonstrou com práticas diversas, como a educação pode ser democrática, como pode ser a postura de um educador que não se coloca como detentor do conhecimento. As práticas dele ao longo dos quatro dias de curso mostraram um educador que sabe trabalhar a partir do conhecimento de mundo do sujeito. Só pelo fato de observarmos seus métodos de ensino-aprendizagem, já foi possível aprender muito da concepção de educação freiriana.

A proposta de educação libertadora de Paulo Freire permite ao educador inúmeras reflexões a respeito da prática educativa cotidiana e sobretudo das funções da educação. É preciso ter consciência de nossos objetivos pessoais com a educação. Para que educamos? Quem educamos? Por que educamos?

Durante o curso de Licenciatura, somos bombardeados por teorias educacionais, mas quase não temos tempo para refletir as estruturas da sociedade em que vivemos. Afinal se a função da escola é formar cidadão para a sociedade, deveríamos primeiro estudar que sociedade é essa, como ela se constrói e se estrutura para depois começarmos a pensar que tipo cidadãos desejamos formar.

De acordo com a concepção de educação formulada por Paulo Freire, denominada por ele como Libertadora, Humanista, Democrática, permite ao sujeito reconstruir a sua  história, refazer as estruturas sociais, ser educado num processo contínuo de transformação, onde a busca por igualdade nunca cessa. A Educação Libertadora crê no ser humano como transformador da realidade. Onde através de uma leitura plural do mundo possibilita um desenvolvimento plural do ser humano.

Ficamos muito entusiasmados com esta experiência e obviamente as reflexões colocadas nos acompanharão ao logo de nossa jornada como educadores. Bem, ao menos assim esperamos. 

Segue o programa do curso, para quem nos acompanha nesta jornada de formação enquanto educadores e tem interesse em dialogar sobre os assutos abordados. 


Programa do curso


  • 1º Encontro. Dia 11 de setembro
Tema: Apresentação da proposta de formação
Conteúdos: Apresentação das propostas e dos envolvidos; reflexão sobre o significado de ser educador popular na perspectiva freiriana
Tempo: 4 horas

Tema: Concepções de Educação
Conteúdos: Significado da educação na sociedade; construção coletiva de um conceito de educação; reflexão sobre as concepções tradicional, liberal, técnico-burocrática e dialética; A concepção dialética de Educação
Tempo: 4 horas

  • 2º Encontro. Dia 12 de setembro
Tema: Introdução ao pensamento de Paulo Freire – Fundamentos teóricos
Conteúdos: Vida de Paulo Freire; A Pedagogia do Oprimido – fundamentação teórica e representação histórica; Educar exige... reflexão sobre a Pedagogia da Autonomia
Tempo: 4 horas

Tema: Introdução ao pensamento de Paulo Freire – Concepção metodológica
Conteúdos: Reflexão e vivência das categorias freirianas – Leitura de Mundo, Dialogicidade, Temas Geradores, situações-limite, inédito viável, práxis.
Tempo: 4 horas

  • 3ºEncontro. Dia 17 de setembro
Tema: Educação e Cultura
Conteúdos: Conceito de cultura; relação entre cultura e educação popular; Cultura e leitura do mundo; Cultura do Povo / Cultura Popular
Tempo: 4 horas

Tema: Educação Popular
Conteúdos: História da educação popular; construção coletiva de um conceito de educação popular, fundamentado nas reflexões anteriores; Educação de adultos, educação não-formal e educação popular
Tempo: 4 horas
  
  • 4º Encontro. Dia 18 de setembro
Tema: Construção de planejamento em educação popular
Conteúdos: Passo-a-passo para construção de planejamentos em educação popular; organização das atividades de intervenção e acompanhamento
Tempo: 4 horas

Tema: Sistematização, avaliação e pesquisa participante
Conteúdos: elaboração de propostas que sistematizem as atividades programadas pelos educadores
Tempo: 4 horas 
  • Total 32 horas.


Esperamos que estas linhas contribuam também com as reflexões de cada educador que nos acompanha neste blog.

Inté!
Karina Guedes

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