08 setembro, 2010

[:] CURSO PRESENÇA LATINO-AMEFRICANA - Artereflexão


Olá,

Terminou nesse sábado mais um per-curso, trilhado junto às Edições Toró, Expedição Donde Miras, CDHEP e o povo das várias quebradas que apareceu e compareceu.  A cada encontro uma nova perspectiva, uma nova direção para os olhares, outras visões de mundo completaram a roda. Foi tudo tão intenso, tão intenso, que a mente fervilha a cada lembrança de cada dia, de cada aula, de cada partilha. 

A qualidade dos conteúdos das aulas e a energia vital com que os educadores vinham trazer sua palavra, fizeram desses encontros um ritual do saber imensurável. Porque o pensar é constante e as reflexões colocadas em cada aula são pungentes no nosso cotidiano de gente brasileira, latino-amefricana. 

Foi enriquecedor, aprender e refletir juntos sobre essas questões urgentes que nos cercam e que de um modo geral tão pouco sabemos. Questões que não estão em mídias e menos ainda em conteúdos programáticos universitários, mas que são vivas e dolorosas para mentes pensantes que lutam para construir a cada dia uma organização social diferente, mais justa do que esta escravizante na qual somos automaticamente inseridos desde o nosso nascimento.

Esse foi o segundo per-curso que trilhei com o pessoal das Edições Toró, guiado pelo queridíssimo Allan da Rosa. Educador, poeta, pessoa iluminada, que admiro muito.

Quero registrar aqui nessas linhas meu pleno e eterno agradecimento aos educadores que compartilharam conosco seus saberes de maneira graciosa e de extrema boa vontade.

Agradeço também a todos os colegas que estiveram presentes completando a roda e colaborando para essa construção de pensamento livre, forte e de luta.

Saí de lá no último sábado me sentindo mais forte, mais confiante, com mil vezes mais vontade de continuar na luta, acreditando fortemente no poder do coletivo.

Esse foi o roteiro que per- cursamos. Se liga!

PRESENÇA LatinoAmeFRICANA –  Arte e reflexão 

Articulação pedagógica: Allan da Rosa 
Realização: Edições Toró, CDHEP, Expedição Donde Miras.  

Conteúdo:
  • Literatura Argentina Frente às Suas novas Vozes, com Lúcia Tennina.
  • Cultura que Brota da Terra: povos indígenas do Brasil e suas lutas pelo território no século XXI, com Spensy Pimentel.
  • Me Gritam Negra! Uma Incursão na Musicalidade Afro-peruana, com Danielle Almeida.
  • Salve Hermanos!!! Hip Hop e(m) Cuba, com Matheus Subverso.
  • Cuba e Haiti: Atlântico Negro, Culturas e Interpretações, com Amailton Azevedo.
  • No Chão da Martinica, a Palavra de Noite, com Luciana Antunes Costa.
  • A Mátria das Cordilheiras, Mar, Pampa, Sierra, Selva e  Sertão: arte & re-existência, com Marcos Ferreira Santos.
  • Teatro, Negro, no Brasil: do TEN ao Bando Olodum, com Evani Tavares.
  • Revolução? Movimento Zapatista e Literatura das Margens Mexicanas, com Alejandro Reyes.
  • Cinemas Afro-sulamericanos, com Lilian Solá Santiago.
       
Valeu mesmo!!!!!!!!


Karina Guedes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

== ==