08 fevereiro, 2015

[:] NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM . CURSOS GRATUITOS

"A escola não deveria estar à parte do mundo real, que hoje é digitalizado."

Quando falamos em tecnologia pensamos automaticamente nas coisas do nosso tempo e nos atentamos ao que é digital, e nos esquecemos de que a tecnologia acompanha o ser humano desde sua existência. Sempre construímos tecnologia, desde um simples objeto de corte, a escrita, até naves espaciais. Tudo o que construímos para tornar a vida mais fácil, mais dinâmica e aproveitar melhor o tempo, acho que podemos chamar de tecnologia. No caso da educação, usamos as tecnologias ha muito tempo, papel, caneta, quadro, livros, tv, computador, etc.

Vivemos um tempo em que tudo muda muito rápido, é difícil acompanhar tantas mudanças.  Hoje temos a era da informação, o que seria isso? Bem, a meu ver informação é diferente de conhecimento. Não basta obter informação, é preciso saber o que se faz com ela. Como desenvolver um pensamento, um conhecimento a partir das informações, que hoje são inúmeras e de fácil acesso. Tal realidade leva o educador que tem em sua sala de aula um nativo digital, precisa buscar entender esse processo e buscar a melhor forma de orientar os educandos para essa nova era.  O letramento digital se faz tão necessário hoje, quanto a alfabetização. Cabe a cada educador, independente da área de atuação, encontrar meios de dialogar com as novas tecnologias. 

Segue o link de um curso on line que fiz e achei muito interessante para começar essa reflexão sobre o assunto. Mas deixo aqui uma ressalva, os que me acompanham há algum tempo já sabem o que vou dizer agora: Apoio o uso de novas tecnologias em sala de aula, mas somente para trabalho com crianças acima de  8 anos. Antes disso, não. Nesse ponto, concordo com o que nos diz sabiamente a Pedagogia Waldorf, crianças não devem ter contato com tecnologias durante a primeira infância, que seria do zero aos sete anos. Falo mais sobre isso em outro post. ;-)

Novas tecnologias na aprendizagem
http://www.apoioaoprofessor.com.br



Karina Guedes 
Arte-educadora e professora de Língua Portuguesa/ Língua Inglesa e suas respectivas literaturas


Nenhum comentário: