16 dezembro, 2012

[:] CICLO DE PALAESTRAS - “Experiências onírico-musicais em uma aldeia A’uwẽ-xavante”

Olá,

Hoje vou compartilhar com vocês um pouco do que foi o ciclo de palestras “Experiências onírico-musicais em uma aldeia A’uwẽ-xavante”, que aconteceu lá na escola de Astrofísica no Parque do Ibirapuera, organizado pela UMAPAZ (Universidade do Meio Ambiente). 

Como uma boa roda de conversa, cada uma das palestras fluiu como um enriquecedor encontro de saberes e reflexões profundas. O palestrante Arthur Iraçu A. Fuscaldo compartilhou um pouco da sua vivência e pesquisa numa aldeia A’uwẽ-xavante no sul do Mato Grosso, onde pode acompanhar atividades onírico-musicais e processos de construção de conhecimento a elas vinculados.

O destaque dado a esses estudos na aldeia foi para noção de pegar cantos nos sonhos. Na aldeia A’uwẽ-xavante essa é uma obrigação social masculina, os meninos em determinada idade são iniciados em um ritual para poder pegar essas cantos nos sonhos e compartilhar com a aldeia. É interessante perceber como o estatuto do sonho para eles é muito diferente do que compreendemos como sonho na cultura ocidental. O valor dado ao sonho é outro, todo o desenvolvimento desse trabalho dos meninos tem foco na escuta, ou seja, desenvolve-se a escuta dentro do sonho, algo bem diferente da visão ocidental da experiência do sonho, sempre focada nas imagens que o sonho traz.

Depois desses três encontros transformadores, ficaram muitos conhecimentos novos para processar, assim como muitas questões para refletir e tentar compreender. Achei muito interessante cada uma das palestras. Quanto mais estudo e pesquiso sobre os povos tradicionais, sobre as culturas indígenas e sobre as culturas africanas, mais evidente fica o quanto somos ignorantes em relação a elas. Precisamos aprender mais, conhecer mais, mas não no sentido de aprender sobre essas culturas, mas sim no sentido de aprender com elas.

Inté.
Karina Guedes


Segue, o cronograma do ciclo e assuntos abordados:

“Experiências onírico-musicais em uma aldeia A’uwẽ-xavante”

Escola Municipal de Astrofísica

Palestra 1: dia 28/11, das 14h às 16h
Tema: “Música, Sonho e Conhecimento entre os A’uwẽ-Xavante”
Aborda a fundamental interação existente, na experiência onírico-musical a’uwẽ, entre o que entendemos como sonho, música e conhecimento, buscando entender ali o estatuto de tais conceitos. Para tanto, são apresentados elementos das experiências de campo nas aldeias, como relatos e explicações de homens xavante referentes a sonhos com cantos; imagens relacionadas a tais relatos ou aos cantos-danças-rituais; gravações de áudio e aspectos da língua a’uwẽ, fontes para compreensão e discussão de suas concepções.


Palestra 2: dia 5/12, das 14h às 16h
Tema: “Sobre os Cantos A’uwẽ-Xavante”
De onde vêm os cantos a’uwẽ? Quais são os tipos e funções dos cantos ali presentes? Como se vinculam às concepções cosmológicas e como estão inseridos no dia-a-dia dos indígenas? Como sua prática musical se relaciona com novos elementos conhecidos com estrangeiros, como os não-indígenas?
Estas são perguntas que nortearão a palestra e, como nas anteriores, o principal referencial para o desenvolvimento da explanação serão registros das estadias nas aldeias xavante e referenciais teóricos da Antropologia, Etnomusicologia e Filosofia.

Palestra 3: dia 12/12, das 14h às 16h
Tema: “Autonomia, Corporalidade e Experiência Estética na Educação das Crianças Xavante”
É notável o estimulo ao desenvolvimento de independência e autonomia nas relações que a comunidade xavante estabelece com suas crianças, o que pode ser percebido em diferentes situações do cotidiano da aldeia. Tal estímulo é determinante para o desenvolvimento psicofísico de meninos e meninas desde as primeiras idades e se vincula a diferentes experiências estéticas e rituais. Tais aspectos serão enfocados nesta palestra, para a qual registros de situações cotidianas de aldeia a’uwẽ (xavante) possibilitarão diálogos com referenciais das áreas de Etnologia, Artes e Educação.


Facilitação - Arthur Iraçu Amaral Fuscaldo: Músico, pesquisador e educador. Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música, pela UNESP. Desenvolveu pesquisa de Mestrado sobre atividades musicais e oníricas dos indígenas A'uwẽ Uptabi (Xavante) da aldeia Eteniritipa; pela UNESP, com financiamento FAPESP. Atualmente atua como músico e professor de ensino superior.

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